Home  |  Localização  |  Contato  |  Webmail


 
carisma e espiritualidade
comunidades Religiosas
DireÇÃo provincial
FormaÇÃo de IrmÃs
Fundador
histÓria da congregaÇÃo
Links
Pastorais Diversas
provÍncias e regiÕes
 
 

outros assuntos

 
  • Memorial de Fotos
     
    Animação Vocacional
 
 
 
 

formaÇÃo de IrmÃs

 

A ÁREA DA FORMAÇÃO DAS ASSOCIADAS da Sociedade Divina Providência, seja formação inicial ou permanente, busca desenvolver um processo global e gradativo de formação das associadas. Seu objetivo é capacitá-las a internalizarem os valores da vida consagrada, crescerem na experiência de Deus Trindade, no relacionamento fraterno, na atitude profético-solidária, na vida à luz dos conselhos evangélicos e no conseqüente testemunho do amor de Deus e da esperança cristã. A formação busca impregnar todas as atividades com o Carisma e a Espiritualidade da Congregação das Irmãs da Divina Providência, através de uma ação providencial junto aos necessitados, ação esta que ofereça alternativas para a promoção de vida.

Compõem a Área da Formação os seguintes Setores:

1. Animação Vocacional
2. Aspirantado
3. Postulado
4. Noviciado
5. Juniorado
6. Formação Permanente


animaÇÃo vocacional

 

A Animação Vocacional é um processo comunitário contínuo que visa despertar, animar, acompanhar, discernir e encaminhar a Jovem para que descubra a vida como vocação, acompanhando o seu amadurecimento vocacional, a fim de que possa reconhecer sua vocação e assumir a missão no Seguimento de Jesus Cristo a Serviço do Reino.
Objetivo:
Como Agentes da Animação Vocacional na Província do Coração de Jesus, propomo-nos a:

1. Investir nosso entusiasmo numa pastoral dinâmica e gratuita
2. Oferecer à jovem elementos para discernir sua vocação
3. Realizar um acompanhamento personalizado às jovens
4. Favorecer um conhecimento mais profundo de Jesus Cristo, da dimensão eclesial e Congregacional.
 


aspirantado

 

O Aspirantado constitui um período de formação inicial da candidata ao Postulado, destacando-se, neste período, as motivações, o cultivo da personalidade e dos valores, da vida em grupo, do estudo acadêmico, da doutrina cristã, do respeito e do aperfeiçoamento da própria cultura. Busca-se também o engajamento da jovem na Pastoral da Igreja local e a descoberta de suas tendências profissionais. Neste período a jovem é gradualmente iniciada no estilo de vida da Congregação e orientada por uma comunidade formadora, liderada por uma Irmã devidamente preparada para tal finalidade.
Objetivos:
Proporcionar condições para um conhecimento mútuo entre a Aspirante e a Congregação e oferecer possibilidades para que a jovem cresça no desenvolvimento pessoal, grupal e no discernimento de suas motivações vocacionais, aprofundando os valores éticos e cristãos.


postulado

 

O Postulado é o período de formação inicial que precede o Noviciado e possibilita a jovem formanda crescer no conhecimento de Jesus Cristo e cultivar um relacionamento pessoal com Ele, discernindo a autenticidade do seu chamado à Vida Religiosa. Esta estapa a candidata trabalha as motivações vocacionais e dá continuidade ao processo de autoconhecimento e integração das dimensões da personalidade e do aprofundamento da fé. É um tempo privilegiado em que a postulante faz a descoberta progressiva e busca a identificação com o Carisma e a Missão da Congregação. Realiza uma experiência de vida em comunidade mais comprometida e participativa, aprimora seus conhecimentos e avalia suas capacidades para a vida em comum, amadurecendo a decisão de ingressar no Noviciado.
Objetivos:
1. Oportunizar o crescimento, na relação pessoal com Jesus Cristo.
2. Continuar o processo de formação e integração pelo discernimento vocacional.
3. Crescer na histórica e no conhecimento do povo, na vida e missão da Congregação.
4. Buscar o ingresso no Noviciado.


noviciado interprovincial/regional

 

O Noviciado é a etapa central e decisiva da formação à Vida Religiosa, onde a jovem faz a experiência significativa da intimidade como fonte vital de sua espiritualidade. É tempo de Reconhecer Deus presente nos fatos, situações, processo pessoal e comunitário. É período da experiência do Deus Trindade Providência no seguimento radical de Jesus Cristo. O Noviciado aprofunda o processo de discernimento e confirmação vocacional no Carisma e Espiritualidade das Irmãs da Divina Providência (IDP), na Vivência comunitária, na pertença à Congregação e no engajamento apostólico como mulheres consagradas. A formação tem como fonte a Palavra de Deus, destacando as Atitudes Fundamentais da Irmã da Divina Providência e o Processo de Reflexão e Discernimento na Fé, com a metodologia e o Caminho de Emaús.
Objetivo:
Intensificar a experiência profunda do Deus Trindade Providência no seguimento de Jesus Cristo, numa comunidade fraterna, solidária e apostólica, para consagrar-se numa entrega generosa a Deus, a serviço do povo, mediante a Consagração Religiosa pelos Conselhos Evangélicos, como Irmãs da Divina Providência.


juniorado

 

O JUNIORADO é a etapa da Formação que se inicia com a Primeira Profissão e se estende até a emissão dos Votos Perpétuos. A Juniorista continua a consolidar a experiência Vocacional feita no Noviciado, aprofundando sua consagração a Deus, no seguimento de Jesus Cristo. Inseri-se numa comunidade apostólica com participação ativa e co-responsável em todas as expressões da vida e missão. O Juniorado caracteriza-se pela busca de integração entre a continuidade da formação religiosa e acadêmica da jovem, o serviço apostólico, a vida comunitária e a experiência de Deus, com identificação do seu projeto pessoal com o projeto Congregacional. A acompanhante orienta o processo pessoal de integração da Juniorista nas várias dimensões de sua vida, que a capacita para uma decisão consciente e livre de fazer a Profissão Perpétua.
Objetivo:
Aprofundar e integrar a Vida e a Missão da Irmã da Divina Providência no Seguimento de Jesus Cristo, para dar uma resposta livre e definitiva como consagrado.

formaÇÃo continuada/permanete

 

É o período compreendido entre a emissão dos Votos Perpétuos e a continuidade da vida religiosa. Tem como finalidade e objetivo dar continuidade ao processo de crescimento global da pessoa, afirmar sua fé, seguir contínua e radicalmente a Jesus Cristo e viver plenamente a vocação religiosa, requerendo da Irmã uma formação continuada-permanente. Para atender mais eficazmente as Irmãs desse período, com uma formação personalizada e processual, distinguem-se três sub-períodos.

a) 1ª Idade: logo após a emissão dos votos perpétuos, até os 44 anos
b) 2ª Idade: Irmãs de 45 a 65 anos
c) 3ª Idade: Irmãs de 66 anos em diante.



2ª Idade - irmÃs de votos perpÉtuos atÉ 44 anos

 

É o período de formação permanente que se estende dos votos perpétuos até 44 anos. Caracteriza-se pela continuidade da formação inicial, pelo aprofundamento do ser mulher consagrada, pelo aperfeiçoamento profissional, pela vivência co-responsável na comunidade e pelo comprometimento criativo com o serviço apostólico, conforme o carisma e a missão da Congregação.
Objetivo:
Manter o processo de integração pessoal, aprofundando a vivência da consagração, da comunidade e da missão em todas as fases da vida, para ser sinal credível do Reino, testemunhando o amor de Deus e a esperança cristã

 
 
 
Rua Hermann Blumenau, 102 Centro - Florianópolis S/C - CEP: 88020-020  
 
Design downloaded from