Home  |  Localização  |  Contato  |  Webmail

 
carisma e espiritualidade
comunidades Religiosas
DireÇÃo provincial
FormaÇÃo de IrmÃs
Fundador
histÓria da congregaÇÃo
Links
Pastorais Diversas
provÍncias e regiÕes
 
 

outros assuntos

 
  • Memorial de Fotos
     
    Animação Vocacional
 
 
 
 

pastorais diversas


Pastoral é a ação do Pastor junto ao seu rebanho. O cuidado, a atenção, o carinho de quem está à frente não como aquele que manda, mas para facilitar a caminhada. Na linguagem eclesial, quando falamos no “Bom Pastor”, nos referimos a Jesus Cristo, o Pastor por excelência. Quando falamos de Pastoral, nos referimos ao agir organizado de um grupo eclesial frente a uma necessidade específica. As pastorais são tantas quantas forem às necessidades e urgências da população. Vão desde o campo da evangelização: catequese, missões, até as de cunho social e humanitário: criança, menor, operária, carcerária... Conforme o tema, surge a pastoral.
De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Pastoral Social é aquela que desenvolve atividades específicas para buscar a transformação social de situações reais de marginalização. As Pastorais Sociais são em número de onze:

Pastoral da Terra: envolvida com os trabalhos de reforma agrária, procurando lutar pela garantia de terra para todos.

Pastoral Operária: voltada para a situação dos trabalhadores, estimulando-lhes a lutarem por seus direitos e a participarem dos sindicatos e movimentos que organizam as categorias profissionais.

Pastoral da Criança: realiza um trabalho com a família, a comunidade e a criança, buscando a melhoria da qualidade de vida dos beneficiados. Sua metodologia de ação é baseada em visitas domiciliares, dia do peso (pesagem das crianças) e reuniões com os líderes que atuam na Pastoral.

Pastoral do Menor: voltada para o trabalho com crianças e adolescentes de baixa renda em situação de risco social. Atua junto aos adolescentes em conflito com a lei e aqueles em situação de rua, dando orientação e apoio sócio-familiar.

Pastoral da Saúde: busca o acesso à saúde para as pessoas de baixa renda, preocupando-se com questões ligadas à educação para a saúde (saneamento básico, prevenção de doenças e saúde pública).

Pastoral Carcerária: atende aos presos em suas necessidades pessoais e familiares, estando também atenta aos casos de maus-tratos e torturas dentro das cadeias. Realiza visitas, celebra encontros, sensibiliza a comunidade sobre a situação dos presos e mantém parcerias com os poderes públicos.

Pastoral do Povo de Rua: trabalha com os moradores de rua e os catadores de papel, atuando no resgate da cidadania e buscando com eles formas alternativas de sobrevivência.

Pastoral dos Pescadores: atua junto aos pescadores e seus familiares, incentivando as formas organizativas, a valorização do trabalho que realizam e a preservação e respeito pela cultura que possuem.

Pastoral dos Migrantes: trabalha de forma articulada com as demais pastorais, procurando sensibilizar a comunidade para o problema migratório. Busca atender o migrante em suas necessidades pessoais e orientá-los a garantir condições dignas de vida.

Pastoral da Mulher Marginalizada: atende as mulheres prostituídas procurando orientá-las sobre seus direitos, trabalhando a auto-estima, a valorização pessoal e a denúncia às situações de violências.

Pastoral dos Nômades: desenvolve a promoção humana e cristã, visando a evangelização integral dos grupos nômades de ciganos, circenses e parquistas e procurando ajudá-los a integrarem-se com a comunidade local.

As Irmãs da Divina Providência em Santa Catarina atuam tanto nas pastorais de evangelização, como nas pastorais sociais, levando seus carisma, espiritualidade e valores a todos aqueles e aquelas que atendem. São trabalhos com mulheres agricultoras, pescadores, migrantes, catequese, pastoral da saúde, pastoral da criança, fitoterapia e medicina alternativa, ministério da comunhão, liturgia e diversas outras atividades que buscam levar princípios evangélicos, cristãos e humanos às pessoas que necessitam.
"Realizamos nosso serviço apostólico como missão, no campo educativo, da saúde, social e pastoral, quando, a serviço dos pobres, segundo o Evangelho, testemunhamos a esperança cristã e o amor de Deus" (Constituições nº 7). "No serviço apostólico que exercemos em nome da Igreja e por seu mandato, observamos as orientações da Igreja local e do Bispo local" (Constituições nº 9).

Endereços de home page:
Arquidiocese de Florianópolis - http://arquifln.org.br/
Diocese de Joinville - www.diocesejoinville.com.br/pt/home/
Diocese de Tubarão - www.diocesetubarao.com.br/
Diocese de Blumenau -www.dioceseblumenau.com.br/hp/


 
 
Rua Hermann Blumenau, 102 - Centro - Florianópolis S/C - Fone: (48) 3212-4800 - CEP: 88020-020
 
Design downloaded from