Carisma e Espiritualidade
O Carisma das Irmãs da Divina Providência
“Fiéis ao espírito do Fundador, Eduardo Michelis, e de outras pessoas cuja influência marcou nossa Congregação em seu início, nós, Irmãs da Divina Providência, vivemos também hoje na convicção de que, embora pecadores, Deus, em seu amor, nos chama ao seguimento de seu Filho Jesus Cristo, para vivermos a confiança ilimitada na Providência do Pai.
Enviadas por Jesus Cristo, devemos testemunhar aos homens, especialmente aos pobres, a esperança cristã e o amor de Deus e assim, com Ele, glorificar o Pai.
A fé na Divina Providência deve continuar sendo a marca característica de toda a nossa Vida Religiosa.
Nesta fé sabemos que Deus concede a todos os homens, de forma gratuita e irrevogável, o seu amor, presente e atuante no aqui e agora. Este amor se encarnou em Jesus Cristo que, por sua vida, morte e ressurreição, nos revela a vontade do Pai de conduzir todos os homens à salvação definitiva.
Confiando nesse amor de Deus e colocando-nos sob a ação do seu Espírito, podemos e devemos, sem receio, comprometer-nos com as situações concretas de nossa vida, especialmente e da pobreza.
Compreendemos nossa missão de Irmãs da Divina Providência como participação na missão de Jesus, o enviado do Pai. Esta missão nos leva aos nossos irmãos, para lhes anunciarmos a mensagem da benignidade de Deus, colocando sinais de esperança d avinda do seu Reino.
Se, de nossa parte, nos dispomos a participar da mesma missão de Jesus Cristo, Ele, por sua vez, nos dá gratuitamente sua força e poder para vivê-la.
Como Jesus se sabia conduzido pelo amor do Pai, em todas as fases de sua vida, até a morte de cruz, assim também conduziu e formou os seus discípulos. Firmou-os na fé em seu amor e no amor do Pa; fez com que experimentassem alegria e êxito no seu trabalho pelo Reino de Deus; levou-os a penetrar mais profundamente no mistério da vontade salvífica de Deus, através de um processo doloroso de conversão de todos os valores terrestres, e liberto-os por meio da escuridão da fé, do sofrimento e da morte, para a vida nova da ressurreição.
Assim, sabemos que também nós, no seguimento de Jesus Cristo, somos conduzidas por seu Espírito em todas as fases de nossa vida.
esus envia seus discípulos como comunidade; assim também nós, como Congregação das Irmãs da Divina Providência, nos sabemos enviadas, conforme nosso carisma, a prestar o nosso serviço na Igreja, que é para todos os homens mediadora da salvação operada por Cristo.
Vivemos na Igreja e com a Igreja, que, pela força do Ressuscitado, caminha, peregrina entre as perseguições do mundo e as consolações de Deus, anunciando a cruz e a morte do Senhor até que Ele volte.” (Constituições nº 1 a 5).
Espiritualidade
Uma compreensão comum sobre Espiritualidade, para nós Irmãs da Divina Providência, foi apresentada na seguinte formulação: Espiritualidade é modo de viver:
– No ser apostólico, que significa entrar no movimento de Deus em favor da vida.
– Em comunidades abertas, solidárias, vivas e proféticas.
– Na busca da fonte energizadora de nossa vida: Deus Providência caminha conosco!
– Num a metodologia formativa que visa concretizar na vida cotidiana o processo de reflexão e discernimento na fé.
(Livro, Capítulo Geral – Curitiba – Brasil – 1999).
